quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aviso

O teste de Matemática será no próximo dia 31 de outubro e não hoje, 26 de outubro.
  • leitura de números por ordens e classes + decomposição;
  • numeração romana;
  • multiplicativos (dobro, triplo,...)
  • adição, subtração, multiplicação, divisão;
  • resolução de problemas;

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Teste de Língua Portuguesa

.Leitura e interpretação de um texto
.Caracterização de personagens
.Palavras homófonas,homónimas,homógrafas
.Organização de frases a partir de palavras dadas
.Tempos verbais
.Nomes/adjetivos/determinantes (artigos e pronomes)
.Palavras da mesma família
.Composição

Atlier de ilustração com Marta Neto

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free photo slideshow made with Smilebox

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Expressão Plástica

Com folhas secas e de todas as cores que apanhamos nas ruas e no recreio da escola, fizemos trabalhos inspirados nos animais. Com cartolinas coloridas e desenhos de frutos do outono recortados e colados, fizemos cestos de outono.


Calendarização dos testes do mês de outubro/2011 + atendimento mensal aos encarregados de educação

Estudo do Meio-24/10
Língua Portuguesa-25/10
Matemática-26/10


Reunião de Enc. de Educação- 27/10/2011, quinta feira

AVISO

 TESTE de ESTUDO do MEIO

24 de Outubro/2011

Objetivos:

• Reconhecer a existência dos ossos/músculos/pele;
• Reconhecer as respetivas funções
• Conhecer e aplicar regras de prevenção e segurança (incêndios na escola e habitações);
• Conhecer os cuidados com a exposição ao sol
• Conhecer e aplicar regras de segurança:
 . fraturas,
 . distensões
 . queimaduras
 . incêndios
• Prevenção e comportamento a ter durante e depois de um sismo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A visita da Melissa

A Melissa frequentou a nossa turma no 1º e algum tempo no 2ºano. Teve de ir viver para a Suiça. Este mês fez.nos uma visita. Para ela vão estas imagens-

Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
Make your own photo album

O nosso "cogumelo" Trabalho do Dia da Alimentação

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create your own free photo slideshow

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O mês de setembro/2011 em palavras e imagens

Chegamos à escola com alegria porque íamos reencontrar os nossos amigos e conhecer os alunos do 1º ano.
Todos nós vínhamos cheios de vontade de ler, escrever, descobrir coisas novas, ou seja aprender a estudar e a partilhar os nossos conhecimentos.

Uma das primeiras atividades que realizamos foi o “Apadrinhamento” dos alunos do 1º ano. Trocamos lembranças e dedicamos quadras uns aos outros.
O 1º ano fez o compromisso dos afilhados e disse-nos:
“ Aos nossos padrinhos
Prometemos respeitar;
Durante esta ano letivo
Muito nos vão ajudar.”

A nossa resposta não demorou a chegar:

“Entraram na escola
Com vontade de aprender.
Vão jogar à bola
Ler, contar e escrever.

Vêm com curiosidade
E querem vencer
Nós vamos ajudá-los
A brincar e a aprender.

Dos finalistas dedicados
E durante o ano escolar
Vão ser afilhados
De quem os vai ajudar.”

Passada a primeira semana de aulas fomos às instalações da PSP pois começava a semana da mobilidade. Aí, conduzimos veículos não poluentes, respeitando o código da estrada (nem todos, pois a professora ……!!!!).
Como prémio recebemos uma guloseima.

Mas o mês ainda não tinha acabado e ainda houve tempo para fazermos revisões de Língua Portuguesa; requisitar livros na biblioteca da escola; iniciar a leitura orientada da obra “Uma viagem ao tempo dos castelos” (PNL); estudar o corpo humano e a classe dos milhões; resolver problemas; falar do outono e de executar trabalhos com folhas secas que estão expostos na sala de aula.
Parece tudo perfeito, mas o pior tem sido a tabuada!!!!!

(Trabalho coletivo do 4º ano de escolaridade)

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Personalize your own free photo slideshow

4 de Outubro-Dia do Animal