Este blogue pertence aos alunos do 4ª ano de escolaridade da EB1JI Conde Dias Garcia, Agrupamento de Escolas de S. João da Madeira
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Aviso
O teste de Matemática será no próximo dia 31 de outubro e não hoje, 26 de outubro.
- leitura de números por ordens e classes + decomposição;
- numeração romana;
- multiplicativos (dobro, triplo,...)
- adição, subtração, multiplicação, divisão;
- resolução de problemas;
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Teste de Língua Portuguesa
.Leitura e interpretação de um texto
.Caracterização de personagens
.Palavras homófonas,homónimas,homógrafas
.Organização de frases a partir de palavras dadas
.Tempos verbais
.Nomes/adjetivos/determinantes (artigos e pronomes)
.Palavras da mesma família
.Composição
.Caracterização de personagens
.Palavras homófonas,homónimas,homógrafas
.Organização de frases a partir de palavras dadas
.Tempos verbais
.Nomes/adjetivos/determinantes (artigos e pronomes)
.Palavras da mesma família
.Composição
sábado, 22 de outubro de 2011
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Expressão Plástica
Com folhas secas e de todas as cores que apanhamos nas ruas e no recreio da escola, fizemos trabalhos inspirados nos animais. Com cartolinas coloridas e desenhos de frutos do outono recortados e colados, fizemos cestos de outono.
Calendarização dos testes do mês de outubro/2011 + atendimento mensal aos encarregados de educação
Estudo do Meio-24/10
Língua Portuguesa-25/10
Matemática-26/10
Reunião de Enc. de Educação- 27/10/2011, quinta feira
Língua Portuguesa-25/10
Matemática-26/10
Reunião de Enc. de Educação- 27/10/2011, quinta feira
AVISO
TESTE de ESTUDO do MEIO
24 de Outubro/2011
Objetivos:
• Reconhecer a existência dos ossos/músculos/pele;
• Reconhecer as respetivas funções
• Conhecer e aplicar regras de prevenção e segurança (incêndios na escola e habitações);
• Conhecer os cuidados com a exposição ao sol
• Conhecer e aplicar regras de segurança:
. fraturas,
. distensões
. queimaduras
. incêndios
• Prevenção e comportamento a ter durante e depois de um sismo
24 de Outubro/2011
Objetivos:
• Reconhecer a existência dos ossos/músculos/pele;
• Reconhecer as respetivas funções
• Conhecer e aplicar regras de prevenção e segurança (incêndios na escola e habitações);
• Conhecer os cuidados com a exposição ao sol
• Conhecer e aplicar regras de segurança:
. fraturas,
. distensões
. queimaduras
. incêndios
• Prevenção e comportamento a ter durante e depois de um sismo
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
A visita da Melissa
A Melissa frequentou a nossa turma no 1º e algum tempo no 2ºano. Teve de ir viver para a Suiça. Este mês fez.nos uma visita. Para ela vão estas imagens-
![]() |
| Make your own photo album |
sábado, 8 de outubro de 2011
Atividade "Pequenos Cientistas Sanjoanenses"
10-10-2011
Aviso: Material necessário: - frascos
- ossos de galinha (cozidos,...)
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
O mês de setembro/2011 em palavras e imagens
Chegamos à escola com alegria porque íamos reencontrar os nossos amigos e conhecer os alunos do 1º ano.
Todos nós vínhamos cheios de vontade de ler, escrever, descobrir coisas novas, ou seja aprender a estudar e a partilhar os nossos conhecimentos.
Uma das primeiras atividades que realizamos foi o “Apadrinhamento” dos alunos do 1º ano. Trocamos lembranças e dedicamos quadras uns aos outros.
O 1º ano fez o compromisso dos afilhados e disse-nos:
“ Aos nossos padrinhos
Prometemos respeitar;
Durante esta ano letivo
Muito nos vão ajudar.”
A nossa resposta não demorou a chegar:
“Entraram na escola
Com vontade de aprender.
Vão jogar à bola
Ler, contar e escrever.
Vêm com curiosidade
E querem vencer
Nós vamos ajudá-los
A brincar e a aprender.
Dos finalistas dedicados
E durante o ano escolar
Vão ser afilhados
De quem os vai ajudar.”
Passada a primeira semana de aulas fomos às instalações da PSP pois começava a semana da mobilidade. Aí, conduzimos veículos não poluentes, respeitando o código da estrada (nem todos, pois a professora ……!!!!).
Como prémio recebemos uma guloseima.
Mas o mês ainda não tinha acabado e ainda houve tempo para fazermos revisões de Língua Portuguesa; requisitar livros na biblioteca da escola; iniciar a leitura orientada da obra “Uma viagem ao tempo dos castelos” (PNL); estudar o corpo humano e a classe dos milhões; resolver problemas; falar do outono e de executar trabalhos com folhas secas que estão expostos na sala de aula.
Parece tudo perfeito, mas o pior tem sido a tabuada!!!!!
(Trabalho coletivo do 4º ano de escolaridade)
Todos nós vínhamos cheios de vontade de ler, escrever, descobrir coisas novas, ou seja aprender a estudar e a partilhar os nossos conhecimentos.
Uma das primeiras atividades que realizamos foi o “Apadrinhamento” dos alunos do 1º ano. Trocamos lembranças e dedicamos quadras uns aos outros.
O 1º ano fez o compromisso dos afilhados e disse-nos:
“ Aos nossos padrinhos
Prometemos respeitar;
Durante esta ano letivo
Muito nos vão ajudar.”
A nossa resposta não demorou a chegar:
“Entraram na escola
Com vontade de aprender.
Vão jogar à bola
Ler, contar e escrever.
Vêm com curiosidade
E querem vencer
Nós vamos ajudá-los
A brincar e a aprender.
Dos finalistas dedicados
E durante o ano escolar
Vão ser afilhados
De quem os vai ajudar.”
Passada a primeira semana de aulas fomos às instalações da PSP pois começava a semana da mobilidade. Aí, conduzimos veículos não poluentes, respeitando o código da estrada (nem todos, pois a professora ……!!!!).
Como prémio recebemos uma guloseima.
Mas o mês ainda não tinha acabado e ainda houve tempo para fazermos revisões de Língua Portuguesa; requisitar livros na biblioteca da escola; iniciar a leitura orientada da obra “Uma viagem ao tempo dos castelos” (PNL); estudar o corpo humano e a classe dos milhões; resolver problemas; falar do outono e de executar trabalhos com folhas secas que estão expostos na sala de aula.
Parece tudo perfeito, mas o pior tem sido a tabuada!!!!!
(Trabalho coletivo do 4º ano de escolaridade)
![]() |
| Personalize your own free photo slideshow |
Subscrever:
Mensagens (Atom)






