segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Língua Portuguesa

-leitura, compreensão e interpretação de um texto narrativo;
-palavras da mesma família;
-identificar nomes, verbos e adjetivos;
-graus dos nomes;
-frase/não frase;
-tipos e formas das frases;
-GN,GV,GM e respetivas funções;
-expansão/redução de frases;
-escrita de dois textos, cumprindo as recomendações apresentadas:
a)recado; b)narrativo

Fichas de avaliação trimestral- calendarização

Língua Portuguesa- 30 de Novembro;
Matemática- 6 de Dezembro;
Estudo do Meio- 12 de Dezembro

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia Internacional da Tolerância

Quando preparava a aula de hoje, encontrei um pequeno poema, escrito por uma adolescente, sobre a tolerância e vou partilhá-lo com todos vós. lauramaria


A Tolerância
A Tolerância pode-se usar como prudência;
Para evitar conflitos,
Por vezes, entre pobres e ricos.
Também há a indiferença,
Na cultura e no racismo.
Às vezes é porque ninguém dá o braço a torcer,
E é aí que a Tolerância e a indiferença voltam a aparecer.

Cada um tem a sua opinião,
Todos têm o direito de errar e dizer não,
Por vezes, um acha que a sua opinião é a verdadeira,
Mas de qualquer maneira
Não pode dizer que a do outro é mentira,
Mas o orgulho ninguém lhes tira,
Mas como não temos fundamentos para demonstrar isso,
Temos que aceitar a opinião um do outro e fazer o que é preciso.

A Tolerância como culto de diferenças, é respeitar a decisão
E também a sua opinião,
Mesmo que seja judeu ou cristão.

Alguns são discriminados por serem homossexuais,
Mas quando nascemos somos todos iguais;
Todos têm o direito de escolher
E ninguém tem que responder.

Temos que ser respeitados e saber respeitar,
Este é o provérbio que ninguém sabe utilizar.

sábado, 12 de novembro de 2011

Feirinha do outono

No dia 8 de novembro de 2011, realizamos a feira do outono na nossa escola, EB1/JI Conde Dias Garcia.

A feira iniciou-se debaixo do telheiro, mas infelizmente começou a chover e passou para a sala do quarto ano e entrada da escola. O espaço era pequeno mas muitas pessoas passaram pela nossa feirinha.

 Todos os alunos colaboraram nesta atividade escolar com bolos, legumes e hortaliças, flores, doçarias e até um coelhinho.

Adoramos esta atividade.

Foi uma diversão e uma grande animação!

A todos que  colaboraram e nos visitaram, MUITO OBRIGADA.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Halloween

No passado dia 31 de outubro festejámos o Halloween na nossa escola. Fizemos travessuras e recebemos doçuras dos professores.

Também fizemos umas quadras que vos queremos dar a conhecer.


Na EB1 Conde Dias Garcia

O Halloween festejámos.

Vieram bruxas e vampiros

Ai que medo apanhámos!



Abóboras coloridas

Cortinas pretas à entrada.

Bruxas envelhecidas

Esqueletos à lambada.



Fantasmas à espreita

De sustos pregar;

Virámos à esquerda e à direita

Para “embruxalhar”.



Que palavra esquisita

Acabámos de inventar;

Foi apenas

E só …p´ra rimar!




domingo, 6 de novembro de 2011

Reunião

Excecionalmente será realizada uma reunião de encarregados de educação na próxima quinta-feira, 10 de novembro de 2011.

Apelo a todos que compareçam pois os assuntos a tratar são importantes e urgentes.

A reunião será às 18.30 para que todos possam estar presentes.

A professora, Laura Maria