quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia Internacional da Tolerância

Quando preparava a aula de hoje, encontrei um pequeno poema, escrito por uma adolescente, sobre a tolerância e vou partilhá-lo com todos vós. lauramaria


A Tolerância
A Tolerância pode-se usar como prudência;
Para evitar conflitos,
Por vezes, entre pobres e ricos.
Também há a indiferença,
Na cultura e no racismo.
Às vezes é porque ninguém dá o braço a torcer,
E é aí que a Tolerância e a indiferença voltam a aparecer.

Cada um tem a sua opinião,
Todos têm o direito de errar e dizer não,
Por vezes, um acha que a sua opinião é a verdadeira,
Mas de qualquer maneira
Não pode dizer que a do outro é mentira,
Mas o orgulho ninguém lhes tira,
Mas como não temos fundamentos para demonstrar isso,
Temos que aceitar a opinião um do outro e fazer o que é preciso.

A Tolerância como culto de diferenças, é respeitar a decisão
E também a sua opinião,
Mesmo que seja judeu ou cristão.

Alguns são discriminados por serem homossexuais,
Mas quando nascemos somos todos iguais;
Todos têm o direito de escolher
E ninguém tem que responder.

Temos que ser respeitados e saber respeitar,
Este é o provérbio que ninguém sabe utilizar.

3 comentários:

  1. Fez muito bem em partilhá-lo! É bem profundo para uma adolescente! Temos muito a aprender ainda e cada vez mais no que diz respeito à tolerância. Espero que essa jovem e outros mais, saibam contribuir, no meio em que se inserem, para o melhor entendimento da humanidade.
    E se o partilhar com os nossos meninos e meninas, que eles também sejam como o fermento...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha este poema (quem diria que foi uma adolescente que o escreveu!!!) e obrigada por desenvolver este valor nos nossos filhos.... por muito abstratos que os termos sejam, no nosso dia a dia estes devem estar presentes. Um bem haja!

    ResponderEliminar
  3. Se todos os adolescentes tivessem estes valores presentes nas suas vidas, talvez o Mundo fosse bem melhor!!!!
    Obrigada por esta partilha que nos faz refletir!!!

    ResponderEliminar