A Tolerância
A Tolerância pode-se usar como prudência;Para evitar conflitos,
Por vezes, entre pobres e ricos.
Também há a indiferença,
Na cultura e no racismo.
Às vezes é porque ninguém dá o braço a torcer,
E é aí que a Tolerância e a indiferença voltam a aparecer.
Cada um tem a sua opinião,
Todos têm o direito de errar e dizer não,
Por vezes, um acha que a sua opinião é a verdadeira,
Mas de qualquer maneira
Não pode dizer que a do outro é mentira,
Mas o orgulho ninguém lhes tira,
Mas como não temos fundamentos para demonstrar isso,
Temos que aceitar a opinião um do outro e fazer o que é preciso.
A Tolerância como culto de diferenças, é respeitar a decisão
E também a sua opinião,
Mesmo que seja judeu ou cristão.
Alguns são discriminados por serem homossexuais,
Mas quando nascemos somos todos iguais;
Todos têm o direito de escolher
E ninguém tem que responder.
Temos que ser respeitados e saber respeitar,
Este é o provérbio que ninguém sabe utilizar.
Fez muito bem em partilhá-lo! É bem profundo para uma adolescente! Temos muito a aprender ainda e cada vez mais no que diz respeito à tolerância. Espero que essa jovem e outros mais, saibam contribuir, no meio em que se inserem, para o melhor entendimento da humanidade.
ResponderEliminarE se o partilhar com os nossos meninos e meninas, que eles também sejam como o fermento...
Obrigada pela partilha este poema (quem diria que foi uma adolescente que o escreveu!!!) e obrigada por desenvolver este valor nos nossos filhos.... por muito abstratos que os termos sejam, no nosso dia a dia estes devem estar presentes. Um bem haja!
ResponderEliminarSe todos os adolescentes tivessem estes valores presentes nas suas vidas, talvez o Mundo fosse bem melhor!!!!
ResponderEliminarObrigada por esta partilha que nos faz refletir!!!